A gourmetização e a paixão por brigadeiro

 Brigadeiro gourmet de colher - Eveline Dias

Brigadeiro gourmet de colher - Eveline Dias

Eu não conheço ninguém que não goste de brigadeiro. Você conhece? Pelo contrário, a maioria das pessoas que conheço adoram brigadeiro.

Eis que inventaram um brigadeiro gourmet, tão delicioso quanto o tradicional. A receita é super simples: uma lata de leite condensado + 1 barra de 200g de chocolate meio amargo + 1 caixinha de creme de leite ao final, depois de cozinhar o brigadeiro.
O difícil mesmo é resistir e não comer direto da panela! 

Depois de gelado, a consistência dele fica ideal para enrolar e servir em forminhas. Eu fiz como na foto, de colher em copinhos ou em uma colher maior.

Agora sobre a tal gourmetização das coisas... hoje em dia tem mesmo muito disso, todo tipo de comida ganha uma versão gourmet. Eu adoro experimentar coisas novas, sejam gourmet ou não. O que incomoda é ver tanta gente torcendo o nariz para as novidades. Li um parágrafo que resume o que sinto exatamente:

Sou a favor do brigadeiro com chocolate belga, da cerveja de micro cervejaria, do quindim de nozes, do donut de limão siciliano, do refrigerante artesanal, do chocolate com procedência, do café do coffee lab. isso não quer dizer que eu também não goste do brigadeiro da minha mãe, da brahminha no copo americano, do quindim da padaria, do cigarrinho da pan e do cafezinho da esquina. (...)
— Dago Donato

Sabe?
Ainda bem que existem infinitas opções para todos os gostos e paladares existentes. A gente vai atrás do que mais nos chama atenção e interessa. Tem dia que estou a fim de comer um prato veggie, no outro de uma carne mal passada da churrascaria, enquanto curto tomar Brahma e às vezes uma IPA... um prato gourmet não elimina o clássico do dia-a-dia que tanto adoramos. E assim a vida é feita, de escolhas sem sentido, simplesmente escolhas de coisas que gostamos.

 Brigadeiro goumert na colher - Eveline Dias

Brigadeiro goumert na colher - Eveline Dias

Eveline Almeida2 Comments