Bolo de cenoura: sempre bem-vindo

Dias chuvosos ou tardes nubladas, um friozinho que nos faz esquecer aquele calorão que passamos há poucos dias e logo dá vontade de tomar um chá no meio da tarde, acompanhado, é claro, de algo bem fofinho e quase tão quentinho quanto: um bolo!

IMG_6573.jpg

Bolo é sempre bem-vindo, de cenoura então... substitui facilmente o clichê dos bolinhos de chuva, até porque é mais fácil e rápido de preparar, enquanto a água do chá (ou do café) também vai ao fogo. Nhaim!

E pra completar, uma cobertura de chocolate crocante-e-cremosa ao-mesmo-tempo! 
Sim! A receita? Aqui:

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate (adaptada por Marilene)

  • 3 cenouras médias
  • 6 gemas
  • 6 claras em neve
  • 1 xícara (chá) de óleo (sugestão: meia de óleo e meia de leite)
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Num liquidificador bata as cenouras cortadas com as gemas e o óleo, até ficar uma mistura homogênea. Em uma tigela peneire o açúcar a farinha de trigo e o fermento. Acrescente a mistura do liquidificador e misture bem. Se preferir use a batedeira para bater. Bata as claras em neve e misture delicadamente a massa. Leve para assar em forno 180°C em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 40 minutos ou até que fique completamente assada.

Cobertura de chocolate: 2 colheres (sopa) de margarina + 4 colheres (sopa) de leite + 8 colheres (sopa) de achocolatado em pó + 8 colheres (sopa) de açúcar. Basta misturar tudo numa panela e levar ao fogo, mexendo sempre até desgrudar.
Regar no bolo ainda morno, perfurando-o antes, e com a cobertura quente. Deixar a cobertura endurecer antes de servir.

Delícia e sucesso! :)

Tenho outras receitinhas por aqui no blog, olha só:
Burger and cookies + drink, água de verão e suco de melancia e brigadeiro gourmet.