A descoberta da manga

Luna descobriu a manga! Na verdade, ela já conhecia desde a introdução alimentar (6 meses), só que agora ela reconhece a manga fruta, na mangueira, reconhece a árvore de longe e adora contar que viu na rua. 

Descobriu que manga tem vários tamanhos e cores, além do aroma docinho e gostoso. A "manhia", como ela fala, é o que ela mais gosta nestes últimos dias. 
Algumas vezes acordou pedindo manga pra comer e eu aproveitei a ida ao mercado para comprar algumas... Mas foi a única vez, porque geralmente Luna encontra mangas por aí, em vários lugares, de graça, de vários formatos, algumas ao seu alcance com galhos quase no chão, cheias de fiapo e sabor.

Nos últimos dias de "aula" antes das férias, todas as vezes em que fui buscá-la, do portão da escola já a avistava com a mão ocupada, carregando uma manga. Às vezes era pequenininha que ela poderia até fechar a mão com a frutinha no meio da palma, outras era da maior e ela precisava apoiar em seu corpo pra carregar.
Vinha com o nariz vermelhinho, por que? De tanto encostar as frutinhas nele para cheirar. E todo mundo também tem que cheirar!

Depois de um dia inteiro com a companheira redonda na mão, após o jantar, chega a hora de degustar a fruta do verão. E aí vai mais uma hora de lambuzança, experimentando fiapões, casca e caroço, vai com tudo!
E estas foram as primeiras fotos que fiz dela fazendo graça e pose, pois agora ela curte tirar foto e também sorri para a lente.

Manga é mesmo um sucesso! Não teria como não despertar tamanho interesse em uma criança de 2 anos. Basta a gente permitir e apresentar para que a exploração e descoberta comece. E eu nunca tinha reparado que em todas as ruas próximas de casa tem uma mangueira carregada e gentil com frutos quase no chão. 

Informação útil:

Manga é uma fruta incrível para todo mundo, principalmente pra quem adora sabor bem doce. Gelada ou quase congelada é perfeita no verão!
Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Possui alta quantidade de ferro, por isso é indicada para tratamentos de anemia. Assim como a banana, é indicada para quem sofre com cãimbras e stress, pois tem muito potássio e magnésio. 

Como fruta rica que é, auxilia muito na digestão e no funcionamento do intestino.
Fruta perfeita para bebês, crianças e todo mundo, até o cão kkkk

Dica para famílias com bebês / crianças:

Uma receitinha que é sucesso por aqui é o creminho ou sorvetinho de manga. 
Bem fácil: basta bater no liquidificador 2 inhames pequenos cozidos com 1 manga grande e colocar para gelar. Para bebês menores é uma ótima papinha doce. Para os maiores, minha sugestão é congelar e, antes de comer, deixar uns 10 minutinhos fora do congelador para dar uma derretida e ficar cremosinho. É um sorvete delicioso vegano e natural. 

Nos dias em que Luna não tá muito a fim de comer comida, essa receita salva. Ela sempre come tudo e eu fico um pouquinho aliviada em saber que ela não ficará com fome e nem sem nutrientes de alimentação. 

Registros dos passeios ao pomar.