envolve

Planner para baixar, usar e se organizar

Depois de usar agendas clássicas de papel durante anos, passei 2017 me organizando pela agenda do Google e descobri que eu gosto muito dos dois métodos! Vi que o problema das agendas de papel era o formato que não me agradava muito. Ainda queria anotar compromissos, metas, tarefas e ideias no papel, por diversos motivos, então resolvi juntar tudo!

Desenvolvi um planner para uso particular. Imprimi e encadernei e estou adorando! Em vez de visualizar páginas inteiras para o mesmo dia, agora eu visualizo a semana inteira, assim como no Google, e consigo organizar melhor os horários e planejar a dinâmica de todos os dias.

Páginas de planejamento anual (blocos mês a mês e calendário de 2018)


E olha só, este planner é todo seu também!
Você pode baixar e usar como preferir.

Para quem está começando a usar planner, aqui vão algumas dicas essenciais:

1. Faça anotações a lápis

Algumas – muitas – tarefas e planos não saem como planejado, então para não ficar com um planner todo rasurado, prefira anotar com lápis ou lapiseira. Para quem gosta de cores, então: se entrega!

2. Dedique um campo para suas atividades pessoais

Saiba dividir as tarefas de trabalho e as pessoais, que muitas vezes ficam esquecidas. Estipule metas como ler livros, estudar determinado assunto ou fazer exercícios, inclua no planner e se esforce para concluí-las.

3. Comece planejando o mês

Primeiro anote compromissos, eventos e datas importantes do mês. Depois é só ir encaixando os demais compromissos e estipulando prazos para começar e finalizar aqueles projetos e ações que dependem só de você.

 Página do planejamento mensal, versátil e atemporal, com área para metas e lembretes importantes.

Página do planejamento mensal, versátil e atemporal, com área para metas e lembretes importantes.

4. Defina as metas para a semana

Quando a sua semana começa?
Bom, para algumas pessoas, pode-se dizer que a semana não começa e termina nunca, é interminável, simplesmente. Mas com o planner, é importante escolher um dia da semana para sentar, anotar e preencher a programação dos próximos 7 dias.

 Páginas para planejamento semanal. 

Páginas para planejamento semanal. 

Repare que cada dia tem um espaço para o “foco”. É um ótimo exercício para fazer a gente pensar em cada dia como um dia único, com um pequeno desafio e metas que devem ser concluídas até o fim dele.

5. Carregue o planner sempre com você

Não podemos confiar muito mais na nossa memória, então é sempre bom ter um local para anotar informações importantes e, melhor que isso, anotar no lugar exato ou mais ainda, já estipular um prazo para executar ou resolver determinada questão.
 Anotar num papel ou no celular pode ser facilmente esquecido. Se o seu esquema de planner funcionar bem, a anotação já se torna uma ação e deve ser anotada em um dia e horário específico para ser resolvida.
 
Em papelarias é fácil encontrar “estojos” para cadernos, são plastificados e transparentes. Ótimos para guardar o planner e levar para todo lugar, protegido sempre.
 
Espero que goste desta ideia e que seja útil e bem aproveitada!

Caso queira alguma dica de onde e como imprimir e encadernar o seu planner, entre em contato comigo (me chama no WhatsApp) que te passo algumas recomendações.