envolve

Inbound Marketing: conteúdo para fortalecer sua marca

Covers para Blog-2.png

Inbound Marketing é a estratégia de conteúdo que traz resultados e isso já é comprovado. Você já percebeu que quando dedica um certo tempo a quem é cliente potencial (aquela pessoa que te conhece, sabe sobre seu trabalho e está querendo te contratar) explicando conceitos, oferecendo exemplos, contando algo que aconteceu com você profissionalmente… Ou seja, comprovando sua autoridade no assunto e capacidade de exercer o trabalho, quem era potencial tem muito mais chances de se tornar cliente contratante?!

Pois é. Com o passar do tempo, a indústria dos blogs mudou bastante e, hoje em dia, marcas e empresas, sejam grandes ou pequenas, estão percebendo que o blog não é apenas uma forma de compartilhar dicas, ideias, opiniões e pensamentos, mas sim um canal aberto ao diálogo e troca de informações essencial para fortalecer uma marca e desenvolver uma base de fãs. Fãs leais.

Um blog devidamente estruturado com artigos bem escritos é uma estratégia de marketing que utiliza o conteúdo para aumentar a visibilidade de um negócio. E junto com ela, vem também a autoridade no assunto com impacto e reconhecimento no mercado. Blog é uma ferramenta de baixo custo que cria oportunidades para que você seja encontrada pelas pessoas certas, gerando novos leads, clientes e pacientes para o seu negócio.

Aqui estão algumas formas de fortalecer sua marca e presença online com blog, olha só:

Taxas de conversão cada vez maiores

Um blog ativo funciona como radar e nos mostra sinais de como está o negócio e o mercado. Com conteúdo de qualidade ajuda a construir fidelidade à uma marca, aumentando ainda mais suas taxas de conversão.

Pensando nas mulheres (gestantes e mães) que procuram sempre por informações confiáveis para ler, estudar e se empoderar, um blog é o melhor caminho e local para isso. Se você é Doula ou tem um negócio acolhedor direcionado a estas mulheres, aproveite o blog para abrir um diálogo, oferecer toda informação que você tem e manter uma relação próxima e de valor com a leitora, isso colabora bastante para uma conversão em contratação.

Mais leitores, mais leads

Quanto mais páginas de conteúdo, maior eficácia. Explore ao máximo os temas e assuntos, distribua-os em várias páginas e posts de blog diferentes, em formatos variados, inclusive. Um só assunto proporciona três ou mais abordagens diferentes (com humor, com afirmações, com perguntas ou histórias) e formatos variados (listas, gráficos ou testes). Quanto mais conteúdo, mais leitoras e mais leads, ou seja, mais pedidos de orçamento e, automaticamente, mais conversões e vendas.

Otimizando tráfego orgânico

Para ficar obter uma boa performance e sua marca estar bem colocada no Google, você não precisa necessariamente pagar por isso. Por isso falamos tanto em SEO.

Fazendo uma analogia, o blog é como uma pescaria, então quanto mais anzóis  tivermos na água, mais chances de fisgar um peixe teremos. Quanto mais conteúdo de qualidade for apresentado, combinado com presença nas redes sociais, mais páginas serão indexadas nos motores de busca. Cada novo artigo publicado no blog é como um novo anzol.

E depois de cada post publicado, é importante acompanhar a performance e verificar quais recebem mais acessos e interações, conferindo as palavras-chave e as origens de tráfego para seu blog.

Saber quantos visitantes chegaram até seu site através de determinada busca de palavras-chave e frases pode fornecer insights sobre quais termos você deve concentrar suas campanhas de marketing digital. Identifique os volumes de buscas no Google para as palavras-chave que mulheres, mães e gestantes mais se interessam e que tenham relevância para o seu serviço e reconhecimento de mercado.

Construa uma autoridade

Para as Doulas, um blog repleto de informações valiosas é o melhor caminho na conquista de uma gestante. Há tanto a se falar e se explorar acerca de gestação, parto e nutrição que você pode se tornar uma verdadeira autoridade no assunto com bastante artigo explicativo e educativo.

Gestante lêem, consomem informação, querem e gostam de aprender mais, pois assim se empoderam e se sentem mais fortes na busca por um parto digno, por exemplo.

Uma vez que a autoridade é construída em seu nicho, você será lembrada por clientes potenciais quando precisarem de um produto ou serviço que ofereça, aumentando as taxas de conversão, além de, é claro, acontecer muita indicação e recomendação sobre você, o que é uma prática bastante exercida na área da humanização.

E mesmo que uma gestante não tenha te contratado para ser Doula dela, por exemplo, se ela te segue e gosta do conhecimento que você compartilha em seu blog, certamente ela poderá te indicar a outras gestantes.

Capriche nas mídias sociais

Mídias sociais são uma ferramenta muito útil para atrair visitantes e tráfego para o seu site, no entanto, às vezes é difícil manter uma presença ativa se você não houver produção de conteúdo próprio. Ninguém gosta de seguir uma página apenas para visualizar propaganda.

Tudo fica mais interessante e ganha enormes proporções quando o conteúdo do blog é compartilhado com seus seguidores, o que ajuda na ampliação do alcance de seu conteúdo muito além dos fãs da sua marca. Lembrando que seu conteúdo deve ser adaptado para as determinadas redes sociais e suas particularidades.

Conclusão:

Blogs são muito mais do que uma maneira simples de compartilhar ideias. Esta estratégia de marketing permite que você se conecte com suas leitoras de uma forma que as empresas nunca foram capazes de fazer no passado. É uma forma de atrair atenção com qualidade e gerar um relacionamento muito bacana, com identificação e empatia.

Ao fornecer seus próprios pensamentos, ideias, dicas e pontos de vista, você naturalmente cresce o seu tráfego de busca, a lealdade da cliente, as taxas de conversão e, finalmente, as vendas e contratações.