envolve

Caridade e gentileza além do laço colorido

Covers para Blog-2.png

Caridade e gentileza são características marcantes e admiráveis em qualquer indivíduo e, quando um negócio é uma extensão dele, o mesmo sentimento se aplica. Vemos constantemente em redes sociais, empresas divulgando seu apoio a campanhas de conscientização com mensagens, homenagens e aqueles famosos lacinhos coloridos, os quais cada um tem uma cor respectiva ao mês de campanha, sempre relacionados às questões de saúde.

Neste artigo do Wikipedia podemos encontrar inúmeros laços e seus significados que, inclusive, vão além de questões médicas. 

Mas se formos pensar em uma divulgação realmente eficaz e que faça mais sentido e não seja apenas uma arte ou texto de conscientização, você, enquanto negócio, pode encontrar outras formas tão mais bacanas de aplicar efetivamente a caridade e gentileza e a divulgação desta ação será consequência e orgânica.

O êxito de uma campanha de mudança social depende da disposição da sociedade para adotar um determinado objetivo ou mudança, e essa disposição varia em épocas diferentes.
— KOTLER/ROBERTO

É o que chamamos de Marketing Social. E ele pode ir além! Existem formas mais significativas e impactantes, não necessariamente dentro de campanhas globais de conscientização, onde você pode encontrar um caminho que tenha muito a ver com você, que seu coração siga junto e que você sinta o calor e amor de estar fazendo bem ao próximo.

Eu tenho oito dicas para te inspirar a começar a pensar nisso:

1. Arrecadação para Instituições

Vai oferecer um curso curto, uma palestra ou um evento pequeno e está cogitando entrada gratuita ou valor simbólico? Solicite um item por pessoa para arrecadação! Pode ser um agasalho, alimentos não perecíveis ou outros produtos como higiene e limpeza.

Encontre instituições sérias com as quais seu negócio se identifica e apresente a importância do trabalho dela para o seu público. Documente a arrecadação (fotos, texto e vídeos), mostre em suas redes sociais e faça a prestação de contas com seriedade.

2. Campanhas de Crowdfunding

Campanhas de financiamento coletivo estão com tudo! Você pode pesquisar pelas campanhas ativas e encontrar alguma causa com que se identifique, seja profissionalmente ou pessoalmente. Conheça a campanha mais a fundo, ajude, divulgue para seus contatos.

3. Faça uma rápida pesquisa em sua cidade

Toda cidade possui inúmeras ONGs para as mais diversas causas. Pesquise em seus contatos e pense em ações de arrecadação e ajuda para elas junto com parceiros e clientes. Conheça a ONG, as pessoas envolvidas, a história e crie um vínculo de apoio para que possa contribuir com divulgação, ações e materiais. Eventos são ótimas maneiras de arrecadação de dinheiro com engajamento alto.

4. Pequenas Gentilezas

Ah, as gentilezas diárias. Muitas passam despercebidas… é claro que a gente age com gentileza por carinho e educação ao próximo, e não para contar pras pessoas nas redes sociais. Porém, nos dias de hoje, quando lemos histórias de gentilezas do cotidiano, nosso coração se aquece e a gente deseja contar pra todo o mundo que ele, o mundo, ainda tem jeito e pessoas boas, bacanas e gentis.

Você já viu a padaria que oferece o café pendente? Leia aqui. Outro dia fiquei sabendo de um coworking que oferece uma salinha exclusiva para gestantes e mães com bebês, com espaço para descansar, amamentar, trocar fralda e roupa e tomar água, café ou chá à vontade. Lindo!
Identifique em seu negócio uma gentileza acolhedora e a transforme em histórias ou convite, usando a criatividade para divulgá-la de forma simples, porém marcante. Pense com carinho.

5. Corte de Cabelo

Cortar os cabelos e doar é uma maneira grandiosa de fazer o bem. É linda, impactante e importante. Há profissionais que oferecem um valor de corte de cabelo diferenciado para quem deseja doar, sabia?
Como seu negócio / você pode participar deste movimento solidário? Saiba mais aqui.

6. Campanha do Agasalho

Chega o frio e rapidamente os estabelecimentos comerciais recebem caixas para arrecadação de agasalhos e cobertores. Este tipo de campanha é tão simples e fácil, que todos deveriam aplicar e participar.
Há quem arrecade dinheiro para comprar cobertores novos para doação também, assim como as pessoas que fazem sopa para oferecer aos em situação de rua. Agite seus contatos e promova ações como esta!

7. ONGs da Causa Animal

Eu, particularmente, gosto muito de me dedicar à causa animal. Já participei como voluntária em ações e eventos para a AATAN de Sorocaba. É muito gratificante ajudar cães e gatos e ver como há tanta gente disposta a fazer o mesmo por eles. Hoje em dia a causa animal vem crescendo muito e há inúmeras formas de ajudar além da arrecadação de itens, com eventos solidários, conscientização nas redes sociais e doação de parte do lucro de produtos.

8. Campanhas de Sustentabilidade

Há várias formas de aplicar campanhas pelo meio-ambiente e podem começar de formas muito simples, dentro de casa ou da empresa. Reciclagem, menor produção de lixo, doação do que não se usa mais, economia e reaproveitamento de águas, conscientização de desperdício de alimentos, uso de transportes e plantação de árvores são apenas algumas das muitas atitudes que todos poderiam adotar ao dia-a-dia. 
Identifique, aplique e leve essa conscientização de forma prática a clientes, parceiros e fornecedores.

 

Nossas atitudes dizem muito mais do que homenagens ou mensagens. O exemplo é impactante e o calor no coração fica para sempre!

Para saber mais sobre marketing social, eu indico esta leitura.

Você tem histórias sobre gentilezas e caridades para contar? Compartilhe comigo, conte nos comentários.